Tendinites/Tendinopatias


O termo mais correto é Tendinopatia. Mas por quê isso? Porque o sufixo -ite denota inflamação, mas isso não é observado na maior parte das Tendinites. Daí o termo mais correto é -patia, que está ligada a uma alteração menos específica. Dessa forma, tendinite passaria a ser tendinopatia.


O que é a Tendinopatia?
Tendinopatia é um processo de desgaste do tendão, no qual as fibras deste, usualmente fortes e dispostas em paralelo, se enfraquecem e ficam entrecruzadas. A Tendinopatia pode ocorrer na ausência de qualquer sintoma ou dor, mas geralmente só é percebida quando há a presença de dor ou limitação da realização de atividades.


E quais os sintomas da Tendinopatia?
O sintoma mais frequente é dor ao forçar o músculo do tendão com tendinopatia. No caso de atletas, a dor, inicialmente, é sentida somente após a atividade mas, à medida em que a Tendinopatia se agrava, passa a ser sentida mesmo durante a atividade esportiva.


Qual seria a origem da dor?
O tendão deixa de tolerar o esforço devido ao seu enfraquecimento. Dessa forma, uma carga relativamente intensa acaba por gerar dor quando o tendão é sobrecarregado.


E existem diferentes tipos de tendinopatia?
Sim, o entendimento mais moderno das tendinoaptias as divide em três tipos gradualmente mais graves. Seriam a tendinopatia reativa, a tendinopatia de desreparo e a tendinopatia degenerativa.


Em que tendões as Tendinopatias podem ocorrer?
De forma geral, em qualquer tendão. Porém, os tendões mais frequentemente acometidos em atletas são o tendão do músculo supraespinhoso, tendão de aquiles, tendão patelar, tendão dos ísquiotibiais, além das epicondilites que, de fato, também são tendinopatias.


E elas são tratáveis?
Sim, uma Fisioterapia Especializada dispõe do tratamento adequado para cada um dos três tipos de Tendinopatia, tanto em atletas como não-atletas. 


Se você procura em atendimento especializado para Tendinopatias, venha nos conhecer: (11) 3501-9531/3744-6394.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Eu Te Salvo

Uêba

Uêba - Os Melhores Links