Síndrome da Banda Íliotibial



O que é a Síndrome da Banda Íliotibial?
A Síndrome da Banda Íliotibial é uma lesão da região lateral do joelho.


banda íliotibial

O que é a banda íliotibial?
É um tecido fibroso que desce desde um dos músculos do quadril (o tensor da fáscia lata) até se fixar na região lateral da perna. 


Porque ocorre a Síndrome da Banda Íliotibial?
Dois mecanismos estejam envolvidos e combinados. Um deles é o deslizamento da banda íliotibial por sobre a região lateral do joelho, onde gerar atrito com as estruturas dessa região. O outro mecanismo é a compressão da banda por sobre essas mesmas estruturas. Essa combinação de deslizamento e compressão produz dor, inflamação e alterações tanto na banda iliotibial quanto nessas estruturas.


Em corredores é a causa mais comum de dor na região lateral do joelho sendo uma das lesões mais comuns nesse esporte.


E que estruturas, além da banda íliotibial, estariam envolvidas nessa lesão?
Dentre as estruturas que podem gerar sintomas e dor na Síndrome da Banda Íliotibial estão
o osso, eventualmente a bursa (não são todas as pessoas que têm bursa nessa região), cistos (nem sempre presentes) e o recesso sinovial lateral (uma extensão da membrana que encobre a articulação do joelho).


Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são do na região lateral do joelho, especialmente quando a Banda Íliotibial é pressionada manualmente na altura do joelho, durante ou após  atividades onde se realiza movimentos de dobrar ou esticar o joelho, como correr, pedalar ou agachar. A dor é sentida, especialmente, quando o joelho é dobrado a, aproximadamente, 30 graus. 


Porque essa flexão de 30 graus geraria mais sintomas?
Porque a flexão do joelho mudar o posicionamento da banda em relação às estruturas do joelho, podendo passar a comprimí-las quando não as comprimia antes. Outra posição que aumenta a tensão na banda íliotibial, aumentando os sintomas, é a maior adução do quadril (fechamento da coxa).


Como a adução do quadril aumenta a compressão?
A adução do quadril "estica" a banda íliotibial. Veja que a banda íliotibial se fixa na bacia e no joelho, ao fechar a coxa no sentido da outra coxa estaríamos "alongando", esticando a banda íliotibial. Isso aumenta a compressão dela contra a coxa.


Haveriam outras situações de sobrecarga da banda íliotibial?
As rotações do joelho, tanto para dentro como para fora, poderiam gerar o mecanismo combinado de deslizamento/compressão da banda.


Há inflamação?
Inicialmente pode haver um processo inflamatório. Mas, similarmente ao que ocorre com as Tendinites, o que vem sendo observado é que não há, na maior parte dos casos, processo inflamatório.


E o tratamento?
Através de Fisioterapia, sem cirurgia! Se está com sintomas da Síndrome da Banda Íliotibial, venha falar conosco para receber um atendimento especializado. Entre em contato pelos números: (11) 9-6587-6510 (Whatsapp)3501-9531/ 3744-6394. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Eu Te Salvo

Uêba

Uêba - Os Melhores Links