29/09/2016

Dor Patelofemoral, a famosa condromalácia - como se prevenir?




Como você pode se proteger de desenvolver a dor patelofemoral, a famosa "condromalácia patelar"?


Um estudo do tipo "revisão sistemática", que á, basicamente, a análise de vários estudos que analisaram um determinado tema, observou que o fator de risco mais consistente para o desenvolvimento da dor patelofemoral é ter um quadríceps fraco (1). Ou seja, ter menos força na musculatura anterior da coxa.


Diversos outros fatores foram investigados. Aparentemente, altura não é um fator, assim como peso corporal, IMC, idade, gênero, ângulo-q (valgo do joelho) e outros, embora gênero (feminino) pareça também ser um fator de risco.


A sugestão que fica é que, se desejar diminuir o seu risco ou o risco das pessoas e/ou atletas com quem você trabalha, ensinar ou realizar exercícios de fortalecimento do quadríceps seriam uma recomendação a ser enfatizada.


Isso é consistente com o que já vimos em relação à prevenção de lesões no esporte (veja aqui).


Portanto, melhore a força do quadríceps!


E como fazer isso?


Exercícios resistidos como o agachamento, o afundo, a cadeira extensora são exemplos (2). Nossa sugestão é que esteja envolvido em atividades que você goste de realizar que envolvam um trabalho de fortalecimento, como musculação ou pilates, ou complemente seu esporte com esses tipos de atividade. Corredores de ultramaratonas, por exemplo, tem a dor patelofemoral como uma lesão relativamente comum (ver aqui). Complementar o treino com um trabalho de musculação poderia diminuir os riscos de desenvolvê-la.



Referências Bibliográficas

1-) Lankhorst NE, Bierma-Zeinstra SMA, van Middelkoop M. Risk Factors for Patellofemoral Pain Syndrome: A Systematic Review. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2012 Feb;42(2):81-A12. 
2-) Anterior Knee Pain: As an Athlete, Am I at Risk? Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2012 Feb;42(2):95–95.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

Modalidades Esportivas

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Uêba

Uêba - Os Melhores Links