16/09/2016

A pronação do pé aumenta o risco de lesões?





É muito comum se ouvir dizer que a maior pronação do pé aumenta o risco de lesões. Será isso verdade ou mito?



Antes de tudo, o que é a pronação do pé?

A pronação é um movimento natural do pé e tornozelo, que funciona como um mecanismo absorvedor do impacto exercido sobre o corpo no contato com o solo durante os movimentos de caminhar, correr ou saltar, por exemplo. Há também a postura pronada do pé, ou pé pronado, no qual o arco interno do pé é menor do que o "normal".



Agora, porque essa pronação seria danosa ou prejudicial?

Muitas teorias foram elaboradas. Pode-se dizer que  haveria uma sobrecarga maior dos músculos da região interna da perna, aumentando a chance de dores na região interna da perna. Ou que a maior pronação leva a um maior movimento torsional da perna em relação à coxa, alterando o movimento da patela (no joelho), favorecendo condições como a "condromalácia", dentre outras.



Mas, afinal de contas, a maior pronação favorece o surgimento de lesões?

Muitas pesquisas foram realizadas para se responder a essa pergunta. A resposta que essas pesquisas forneceram foram sintetizadas em dois estudos atuais.

O primeiro desses estudos foi realizado na Universidade Queen Mary, de Londres. Os resultados mostraram que uma maior movimento de pronação durante as atividades físicas não aumenta o risco de lesões (1). Estamos falando do movimento de pronação durante o movimento. O segundo estudo foi realizado na Austrália, na Universidade La Trobe, em Melbourne, Austrália (2). E os resultados mostraram que, de fato, a postura do pé pronado está relacionada ao desenvolvimento de lesões (2). Essa relação é fraca, ou seja, o pé pronado não é um fator importante, mas parece favorecer o desenvolvimento da síndrome do stress tibial medial e a dor patelofemoral ("contromalácia").





Referências

1) Dowling GJ, Murley GS, Munteanu SE, Smith MMF, Neal BS, Griffiths IB, et al. Dynamic foot function as a risk factor for lower limb overuse injury: a systematic review. Journal of Foot and Ankle Research [Internet]. 2014 Dec [cited 2016 Sep 16];7(1). Available from: http://jfootankleres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13047-014-0053-6


2. Neal BS, Griffiths IB, Dowling GJ, Murley GS, Munteanu SE, Franettovich Smith MM, et al. Foot posture as a risk factor for lower limb overuse injury: a systematic review and meta-analysis. Journal of Foot and Ankle Research [Internet]. 2014 Dec [cited 2016 Sep 16];7(1). Available from: http://jfootankleres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13047-014-0055-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo em comentar e dividir sua opinião. Pedimos apenas que seja respeitoso com todos e que se identifique através de seu nome, profissão e e-mail.

Comentários sem identificação serão moderados e/ou deletados.

Modalidades Esportivas

TrendsTops

TrendsTops - Agregador de Links

Uêba

Uêba - Os Melhores Links